Segundo Freud, o prazer (líbido) um dos pontos importantes do homem. Através dele o homem busca a realização pessoal. Então esse prazer seria sinônimo de felicidade. Prazer aqui colocado de uma forma mais ampla, não só no sentido sexual. As pessoas antropologicamente falando buscam a felicidade. Numa visão cristã o céu, a salvação. Trazemos dentro de nós a semente da felicidade e a buscamos. No mundo de hoje , mais que nunca se busca ela na forma de prazer. Como disse prazer como felicidade. Diz-se então que temos momentos felizes e não felicidade. Ainda que a felicidade é totalmente avessa ao sofrimento, dessa forma se você sofre, você não é feliz. Em tudo que fazemos procuramos o prazer. Ler um livro, ver TV, jogar bola, conversar, fazer atividade física etc. Porém o sofrimento não é oposto a felicidade. Tanto que tem pessoas que sofrem e são felizes. Isso por que deram um sentido ao seu sofrimento, e este passa a não ser um obstáculo a felicidade e sim um caminho pelo qual se chega a felicidade. No mundo de hoje temos pessoas desencontradas e vivendo situações de sofrimento, pelo fato de que aprenderam que para ser feliz e necessário eliminar tudo aquilo, que supostamente é obstáculo a sua felicidade. Ainda temos um conceito de felicidade que é particularizado. É o que chamamos acima de prazer. O que é prazer (felicidade) pra mim pode não ser pra você e ai tem-se os problemas. Este prazer então passa a esta associado a outras coisas, como: ter coisas, bens materiais, posição social, dinheiro, fama e até o uso de pessoas. Tudo com intuíto de ter prazer (felicidade). É fácil de percerber que daí gera-se vários conflitos. Por que meu prazer vai, de alguma forma em oposição ao do outro.
A cada busca de prazer e cada conquista de um determinado prazer, iremos querer mais prazer. É um efeito bola de neve. Um exemplo simples disso é a ilusão das drogas. começa-se com uma leve e se tem prazer com ela. Ai ela já não é suficiente pra promover prazer e usa-se doses maiores até que se muda para uma droga mais potente. Econtinua o ciclo até a destruíção dapessoa.
Educar alguém hoje para que busque uma felicidade que não seja passageira, que seja justa, ou seja para todos e que os supostos obstáculos seja necessário para o amadurecimento e uma perfeita felicidade é um grande desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário